quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"LIVE"


Formada em York, Pennsylvania por Patrick Dahlheimer (baixista), Chad Taylor (guitarrista), Chad Gracey (baterista) e Ed Kowalczyk (vocalista e guitarrista). O nome da banda, como afirma o vocalista, foi escolhido “por acaso”. Eles colocaram vários nomes no papel, dobraram e colocaram num boné. Live foi o nome sorteado.

O estilo da banda é caracterizado como rock alternativo, e suas letras, na maior parte, falam sobre questionamentos, amor e liberdade. Entre seus maiores sucessos, pode-se destacar “The Dolphin’s cry”, “Heaven, “Pain lies on the riverside”, enorme sucesso entre os anos 1990 e 1991 (sendo uma das mais executadas na MTV Brasil) e “Selling the drama”.

A metafísica filosófica por trás da sonoridade marcante do Live é sutil, mas relevante em toda a sua trajetória musical. O álbum “Songs From Black Mountain”, por exemplo, trás um som mais leve e melódico (como em “The river” e ‘Where do we go from here?”), se comparado ao “Secret Samadhi”, que tem questionamentos mais ácidos, notas mais densas e metais mais pesados, vale a pena conferir “Ghost”, Rattlesnake” e “Gas hed goes west”.

sábado, 6 de novembro de 2010

"STEREOPHONICS"


Stereophonics é uma banda formada em 1992 por Kelly Jones (vocal, guitarra, piano); Richard Jones (baixo); Stuart Cable (bateria). Originada em Carmarthenshire, País de Gales, a banda faz parte do cenario britpop.

Formação e início: 1992-1996

Os Três começaram a escrever e a tocar em clubes como uma banda cover de teenagers teenage conhecidos por “Tragic Love Company”, um nome inspirado pelas suas bandas favoritas (Tragically Hip, Mother Love Bone e Bad Company; apesar de inicialmente serem conhecidos como “Blind Faith”, eles rapidamente mudaram o nome da banda após terem descoberto que ja existia uma banda com esse nome em que Eric Clapton tocava. Mais tarde alteraram o nome para “The Stereophonics”.

Em Maio 1996 a banda assinou contrato com uma recém formada editora, V2. Apos o contrato, eles passaram a ser simplesmente os “Stereophonics”.


Premio BRITT e o percurso para a fama: 1997-2000

Em Agosto 1997, a banda lançou o seu primeiro álbum “Word Gets Around”, o qual alcançou 6º lugar das tabelas britânicas e foi promovido por 5 singles.
Em Fevereiro 1998, a banda recebeu o premio BRIT de melhor “New Group”. Na mesma semana a banda re-lançou o single “Local Boy in the Photograph” o qual alcançou, a posição 14 das tabelas britânicas. O 1º album da banda, “Word Gets Around”, tambem foi “Gold” no reino unido devido a grande publicidade.
Em Novembro 1998, o single “The Bartender and the Thief”, do álbum “Performance and Cocktails”, foi lançado. Alcançou o 3ºlugar das tabelas britânicas. “Just Looking”, foi lançado a seguir e atingiu 4º lugar em Março 1999, no mesmo mês o novo álbum foi lançado,entrando no nº1 dos tabelas e em 3 semanas foi platina. Também colaboraram com “Sir Tom Jones” como cover da música “Mama Told Me Not To Come”.

2001-2004:

A banda lançou o seu 3º album, “Just Enough Education to Perform” em Abril 2001. Este álbum incluia a muito criticada faixa “Mr. Writer”, a qual nao foi apreciada pela crítica devido à sua letra. A música causou controversia causando má publicidade para a banda. Este álbum continha uma das mais famosas músicas, “Have a nice day” a qual chegou ao 5º lugar das tabelas britânicas.
2003 foi o ano de lançamento do 4º álbum, “You Gotta Go There to Come Back”. O baterista “Stuart Cable” saiu da banda devido a problemas de compromisso para com a banda. Cable que apresentava um programa de TV “Cable TV” sentia que a banda nunca progrediria. Por causa disto ele falhou inúmeros ensaios e concertos. Foi substituído pelo baterista “Javier Weyler”.

2005 até hoje:

O 5º álbum , “Language. Sex. Violence. Other?” foi lançado em Março 2005; marcou as primeiras gravações com o novo baterista, “Javier Weyler”. A banda alcançou o hit numero 1 nas tabelas de singles, com o primeiro single “Dakota”. O segundo single do álbum, “Superman,” apesar de bem sucedido não repetiu o sucesso de “Dakota”, chegando ao número 13 das tabelas. Após “Superman” veio “Devil”, a qual continha um video controverso e chegou ao numero 11. O álbum foi nomeado pelo prêmio “Pop Factory” no final do ano, perdeu para “Feeder’s Pushing the Senses”.

2006 viu o lançamento do 1º álbum “Live from Dakota”. Este álbum contém 2 discos que inclui 20 faixas dos 5 álbums e também o melhor da turnê mundial 2005.

O último álbum “Pull the Pin” foi lançado no Reino Unido a 15 Outubro de 2007, em conjunto com uma música disponivel para download “Bank Holiday Monday”. Esta faixa ficou disponível gratuitamente para quem encomendou bilhetes antecipados para os concertos da banda desse ano. O álbum foi escrito e gravado em Novembro 2007, mas só foi lançado em finais 2007. O álbum contém 12 músicas e alcançou o número 1 das tabelas oficiais de álbuns do Reino Unido. O single “My Friends” alcançou 32º lugar das tabelas inglesas, o seu menor exito desde “More Life in a Tramps Vest” do primeiro álbum. “Pull the Pin” foi tal como o seu antecessor, nomeado também para um premio “Pop Factory” e desta vez ganhou a categoria.

"SAVAGE GARDEN"


Savage Garden é uma banda pop rock australiana formada pelo cantor e compositor Darren Hayes e o músico e produtor Daniel Jones. A dupla foi formada em 1995, em Brisbane, Austrália, após o término da banda Red Edge, da qual faziam parte.
Em 1996, o primeiro single do duo “I Want You” atingiu sucesso nas
rádios do país, antecedendo o álbum de estreia “Savage Garden”, que atingiu o #1 da parada australiana. Em 1997, a dupla assinou com a Sony Music e iniciou uma exitosa carreira internacional, emplacando os hits “To The Moon e Back” e “Truly Madly Deeply”, que chegou ao topo da Billboard. O segundo álbum “Affirmation” foi lançado em 1999, vendendo cerca de 9 milhões de cópias em todo o mundo. A canção “I Knew I Loved You”, primeiro single do disco, detém até hoje o recorde de permanência no Hot 100 da Billboard americana, com 124 semanas no chart.

Em 2001, Daniel Jones, em entrevista a um jornal de Brisbane, anunciou o término da banda, que vendeu mais de 20 milhões de disco em todo o mundo. Em 2005, foi lançada a coletânea “Truly Madly Completely: The Best of Savage Garden”, contendo todos os sucessos da dupla e 2 canções solo de Darren Hayes.