domingo, 22 de maio de 2011

"SEAL"


Seal surgiu da cena house music inglesa no início dos anos 90 para tornar-se o mais popular vocalista Britânico de soul da década. Embora seu material inicial mostrado até então, continha marcas de acid-house, na metade dos anos 90 ele criou uma distinta fusão de soul, folk, pop, dance, e rock que o trouxe sucesso nos dois lados do Atlântico.

Filho de Nigerianos e neto de Brasileiro, Seal foi criado na Inglaterra. Depois de se formar em arquitetura, ele teve vários empregos nos arredores de Londres, incluindo engenheiro elétrico e desenhista de roupas de couro. Depois de um tempo, ele começou a cantar em clubs e bares. Juntou-se a uma banda inglesa de funk chamada Push, fazendo turnê pelo Japão na metade dos anos 80.
Quando estava na Ásia, juntou-se a uma banda Tailandesa de blues. Depois de pouco tempo com esse grupo, viajou por conta própia pela Índia.

Retornando para a Inglaterra, Seal conheçeu Adamski, um produtor de house e techno que já era conhecido dentro do Reino Unido. Seal escreveu a letra e entrou com o vocal para “Killer” de Adamski, a qual tornou-se hit número um em 1990. Depois de “Killer” ter sido um hit, Seal assinou contrato para um disco solo.

Ele gravou seu álbum de estréia, entitulado Seal, com Trevor Horn, que tinha anteriormente trabalhado com a ABC, Frankie Goes to Hollywood, e os Buggles. O primeiro single do álbum,”Crazy”, veio a ser hit número 15 no Reino Unido e alcançou número sete na América onde foi lançado em 1991.

Seal foi sucesso total, alcançando número 24 na América e vendendo mais de três milhões de cópias em todo o mundo.

Depois do sucesso de sua estréia, Seal levou três anos para completar seu segundo álbum. Entre os dois discos, ele apareceu no álbum Stone Free, tributo a Jimi Hendrix, cantando uma versão de Jeff Beck para “Manic Depression”. No verão de 1994, ele lançou seu segundo álbum, o qual foi também entitulado Seal.

Antecedido pelo hit “Prayer for the Dying” no Top 40 Americano, o álbum ao ser lançado, alcançou número 20 e vendeu um milhão de cópias na primavera de 1995, mas o disco não decolou realmente, até um ano depois do seu lançamento, quando “Kiss from A Rose” foi colocada na trilha sonora do filme “Batman Forever”. “Kiss From A Rose” se tornou single número um na América e ficou um total de 12 semanas no topo na parada; o single permaneceu por 45 semanas entre os mais vendidos. Esse sucesso levou seu segundo álbum a faturar disco duplo de platina ; dois anos depois de seu lançamento, o álbum vendeu, somente nos Estados Unidos, mais de quatro milhões de cópias.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

"JAY - Z"


Jay-Z, nome artístico de Shawn Corey Carter, (Brooklyn, Nova York, Estados Unidos - 4 de Dezembro de 1969) é um famoso rapper, presidente e CEO da Def Jam e Roc-A-Fella Records. Em 2006, estava no fim de sua carreira como rapper, porém, ressurgiu com um novo álbum. Se casou com Beyoncé, numa cerimônia discreta,
para 30 pessoas em Nova York.
Nascido no dia 4 de Dezembro de 1969, em Nova York, hoje um dos maiores e mais renomados cantores de Rap, Black e R&B da atualidade. Já fez parte do grupo Original Flavor, começou a sua carreira solo em 1996, com o álbum Reasonable Doubt. Ainda no início da sua carreira, formou a sua própria editora, a Roc-A-Fella Records, da qual também fazem parte Beanie Sigel, Freeway, Memphis Bleek, Kanye West entre outros.
Mais tarde, como outros artistas, lançou a sua própria marca de roupa, a Roc-A-Wear.
Em relação ao seu último álbum, podem retirar-se singles como “Change Clothes”, que conta com a participação de Pharrell Williams, “Dirt Off Your Shoulder”, “Encore” e ainda “99 Problems”.
Em 2000, ajudou a escrever a faixa “Get Down With Me” com as Spice Girls para o álbum Forever, fazendo participações na música também.
Mais recentemente, e depois do lançamento de Unfinished Business, em que atua ao lado de R.Kelly, e de Collision Course, em que divide o palco com o Linkin Park, Shawn Carter foi nomeado para o cargo de presidente da Def Jam Records.

Chegou a afirmar que The Black Album seria o seu último álbum, mas aparentemente tudo não passou de manobra de marketing, pois ao que parece o MC continuará a lançar as suas obras.
Hoje é um rapper muito conceituado, porém no passado quase formou o que para muitos seria um super grupo, agenciado por Irv Gotti, dono da Murder Inc. Jay-Z quase se uniu em um só grupo com outros dois renomados rappers, DMX e Ja Rule, este para muitos seria um grupo dos sonhos, porém apesar de não ter se concretizado Jay-Z, DMX e Ja Rule fizeram algumas músicas juntos como “Murdagram” e “It’s Murda”.

Discografia


1996 - Reasonable Doubt
1997 - In My Lifetime, Vol. 1
1998 - Vol. 2… Hard Knock Life
1999 - Vol. 3… Life and Times of S. Carter
2000 - The Dynasty: Roc La Familia
2001 - The Blueprint
2002 - The Blueprint 2: The Gift & the Curse
2003 - The Black Album
2006 - Kingdom Come
2007 - American Gangster
2009 - The Blueprint 3

Compilações

2001 - Jay-Z: Unplugged
2002 - Chapter One: Greatest Hits
2003 - The Blueprint 2.1
2003 - Bring It On: The Best of Jay-Z
2006 - Greatest Hits

Colaborações

1998 - Streets Is Watching - (com Vários Artistas)
2002 - The Best of Both Worlds - (com R. Kelly)
2004 - Unfinished Business - (com R. Kelly)
2004 - Collision Course - (com Linkin Park)

Filmografia

1998 - Streets Is Watching
2000 - Hard Knock Life
2002 - State Property
2002 - Paper Soldiers
2004 - Fade To Black
2006 - Diary of Jay-Z: Water for Life