quinta-feira, 23 de julho de 2009

" OASIS "


Brigas constantes, declarações ácidas para a imprensa, comparação com os Beatles...não importa a maneira. O fato é que o Oasis sempre causou polêmica. Apesar de ser conhecida hoje como "a banda dos irmãos Gallagher", no início as coisas foram diferentes.

Em Manchester, Inglaterra, no ano de 1991, Liam Gallagher havia formado o The Rain, junto com o guitarrista Paul "Bonehead" Arthurs, o baixista Paul "Guigs" McGuigan e o batera Tony McCaroll. Nessa época, Noel Gallagher era roadie do Inspiral Carpets e estava excursionando com o grupo pela Europa. De volta à sua cidade natal, foi assistir um ensaio do irmão e como já tinha algumas canções feitas, acabou assumindo a liderança da banda.

Continuou trabalhando como roadie por mais um tempo, até conseguir comprar os equipamentos necessários para poderem se apresentar. Em 1992, a banda já se chamava Oasis e após alguns shows, conseguem o primeiro contrato com a Creation Records.

Após alguns singles, é lançado, em 1994, "Definitely Maybe". O álbum de estréia foi um verdadeiro fenômeno: entrou no topo das paradas britânicas e, em dois dias, o Oasis já tinha recebido o seu primeiro disco de ouro.

A banda não perde tempo e, no ano seguinte, solta o segundo trabalho, "(What's the Story) Morning Glory?". O álbum fez enorme sucesso conquistando também os Estados Unidos. Comparados aos Beatles, se dizem superiores a eles, causando grande impacto e chamando a atenção de toda a mídia. O baterista Tony McCarrol deixa o grupo devido as inúmeras brigas com os Gallagher , sendo substituído por Alan White.

Em 1997, sai "Be Here Now". O álbum mantinha as mesmas características dos anteriores e também foi um sucesso de vendas. Aumentam as brigas entre os irmãos Gallagher e notícias sobre uma possível separação da banda começam a surgir. Resolvem dar um tempo e ficam alguns anos sem gravar. Como os fãs do Oasis se multiplicavam a cada lançamento, a gravadora solta "The Masterplan", uma coletânea com faixas de singles, raridades e canções que não saíram oficialmente.

O próximo álbum só seria gravado em 2000. Mesmo assim, a banda esteve o tempo todo em evidência na mídia, com notícias sobre mais brigas, envolvimento com álcool, drogas e tudo mais que cerca o "show business'. Ainda durante as gravações do até então inédito, "Standing On The Shoulders of Giants" , Paul "Bonehead" Arturs e "Paul "Guigs" McGuigan também resolvem deixar os irmãos falando sozinhos. O guitarrista Gem Archer (ex-Heavy Stereo) e o baixista Andy Bell (ex-Ride) são chamados para entrar no grupo e com essa nova formação, saem em turnê.

O show no Wembley Stadium, um dos maiores e melhores de toda a carreira, foi devidamente registrado e posteriormente saiu no álbum intitulado "Familiar to Millions". Em 2002, o grupo lança "Heathen Chemistry", um álbum menos conturbado que o anterior e que trazia composições em que todos os integrantes do Oasis participavam.

O single "Stop Crying Your Heart Out" saiu na época da Copa do Mundo e a música virou tema da eliminação dos ingleses pelo Brasil. A edição japonesa do álbum trouxe a inédita "You've Got The Heart Of A Star".

Em 2005, o Oasis lança “Don’t Believe the Truth”, mais recente trabalho. O disco foi considerado pela critica internacional como o melhor trabalho do grupo desde “(What’s The Story) Morning Glory?”, de 1995 e o melhor álbum do ano no Brasil. O disco reúne 11 faixas e traz ao público o melhor do Oasis.

Os irmãos Gallagher podem ser acusados de egocêntricos, arrogantes, mas sabem bem o que estão fazendo: o Oasis continua a causar polêmica e a vender milhões de discos no mundo todo.

Nenhum comentário: